terça-feira, 21 de outubro de 2008

Mistério Divino e DNA



Uma semana chuvosa e nublada. Passaram-se as provas. É sou estudante e universitária, porém se surpreenderiam ao saber a escolha de meu curso. Ouviria mais uma vez o adjetivo derivado de loucura e analisaria o olhar repreensivo dos que indagaram-me. Este blog já é uma brecha. Uma válvula de escape desse mundo abstrato e fantástico. Escrevi este pensamento assistindo a aula de Química Orgânica III, muito chata por sinal, um pé no saco, professor americano, quadro bagunçado, estruturas complexas girantes no fundo esverdeado central da parede... A verdade desvendada pela ciência é realmente fascinante. Peças de quebra-cabeças que se encaixam perfeitamente reconstruindo o mundo. Fiz a escolha certa. Já muito pequena, a curiosidade intrigava-me quanto a posição da existência humana, sua composição e princípio vital. Lembro as polêmicas conversas sobre o criacionismo religioso e a evolução de Darwin na escola. Assunto comprometedor perante a diversidade religiosa, ou se preferir, diversidade das "espécies humanas". As diferenças raciais, tipos sanguíneos, laços genéticos, doenças hereditárias, quem as compreende? Mistério Divino para uns e DNA para outros.
Era uma criança estrábica e pertubada. E recordo-me de um dia dentro do ônibus do colégio, uma menina graciosa fortaleceu-me com palavras para não dar ouvidos àqueles que me maltratavam por ter um detalhe em meus olhos não favorecido estereotipicamente. Estava muito triste naquele dia e nunca a tinha visto no colégio, mas isto era apenas um detalhe. Olhei fixamente pra janela e ao virar-me para lhe dirigir a palavra, a menina havia sumido, mas isto era apenas um detalhe. Mistério Divino para uns. Falha no pulso elétrico cerebral para outros.
A vida é uma grande sala de aula. Os professores são a ciência, o conhecimento, a inteligência e a sabedoria, tipicamente de um anima racional. O elo formado entre os alunos, a amizade, o amor, a fidelidade e lealdade é o mistério Divino. A grande sala de aula está completa agora. Viemos aprender e crescer. De nada adianta estar presente em sala, porém ausente em alma. Assim como de nada adianta descobrir a cura de uma doença e já estar contaminado pelo agente patológico causador da ausência do bem na Terra. Sejamos a menina graciosa do ônibus, anjo de Deus na Terra, ilusão do cérebro imaturo infantil. Sejamos mistério Divino e DNA juntos.

2 comentários:

Érica Azevedo disse...

É, às vezes reflito sobre isso também e me sinto isolada,a única no mundo a pensar nisso. Talvez isso seja apenas reflexo de uma cultura ocidental, o sentimento de que tudo o que vivemos é único!

Unknown disse...

Sem palavras, Rê...
Incrível como vc joga as idéias e depois as emaranham de uma forma como se fossem o próprio DNA: duas fitas paralelas, mas conectadas, dependentes, sendo no final uma coisa só...
Mt belo seu texto...